Páginas

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Capítulo XXII – Final da 2ª Parte (AMOR)


Lisa sente um aperto no coração. Segura o peito angustiada e corre para o telefone. Liga diversas vezes para o celular de Luiza. ‘Lu atende!’
O suor começa a brotar em sua testa. Olha para os lados do consultório e caminha ansiosa até a recepção. Observa o movimento no saguão e volta ainda mais agitada para sua sala. Algo acontecera a Luiza. Ela sabia! Segura a cabeça tentando aliviar a pressão sobre a mesma e novamente corre a recepção.
- Marcela, por favor, pode ligar para o hotel que Luiza se hospedou e ver se ela já saiu de lá?
- Pois não Doutora Lisa. Um minuto.
Lisa espera ansiosa a ligação se completar.
- Como? Já saiu? Pode me dizer a quanto tempo. Onze horas? – Olha para o relógio de pulso. Meio dia. - Ok, obrigada.
Desliga o telefone nervosa.
- Doutora... acontece alguma coisa?
- Não... Não sei... eu... bom obrigada Marcela.
Lisa mais uma vez retorna ao consultório. Apoia as mãos sobre a mesa e respira fundo. ‘Calma Lisa, está tudo bem, está tudo bem. Não aconteceu nada a Lu. É tudo coisa de sua cabeça. ’
Retoma suas tarefas na clínica tentando ignorar o aperto que não saia de seu peito. Já passava das três horas quando, sem conseguir mais conter a angustia, volta a ligar para o celular de Luiza. Não consegue esconder a surpresa ao ver a ligação ser atendida por uma voz masculina.
- Alo? Quem fala?
- Com quem estou falando?
- Senhora... meu nome é Pedro... sou médico... a senhora é parente de Luiza Stanley?
- Eu... –Lisa sente como se uma mão esmagasse seu coração – Aconteceu algo a Luiza??
- Senhora...
- Pelo amor de Deus!!! Eu sou a esposa dela! Responde! Aconteceu algo a Luiza?
- Senhora... - O médico tenta esconder a surpresa ante a informação dada e devido à mesma não busca maiores esclarecimentos sobre a pessoa do outro lado da linha - Ela teve um acidente. O carro em que estava foi atingido por um caminhão e... infelizmente nada podemos fazer por ela.
- NÃO!!!!!
 O grito ecoa pela clinica. Roberto pula assustado da cadeira e junto com outros médicos corre à sala de Lisa. A encontram em prantos inclinada sobre a mesa. Enquanto alguns colegas buscavam ampará-la Roberto pega o celular ainda ligado.
- Alô. Aqui é o Doutor Roberto Brumont da Clinica Avencar. Com quem eu falo?
Em silencio escuta as palavras do outro lado da linha. Após alguns minutos, sério e contrito desliga o telefone. Arrasado olha os colegas de trabalho, especialmente Lisa que apoiada sobre os amigos, mantinha a cabeça baixa numa postura de total derrota.
- A Doutora Luiza sofreu um acidente.
Todos se olham assustados. Lisa começa a soluçar angustiada.
- Ela... não resistiu aos ferimentos. Lisa... filha.
- Não... não... não...
Roberto olha um pouco perdido o desespero da amiga. Com um gesto discreto acena para que Jairo o acompanhe.
- Providenciarei para que a família seja avisada e depois irei para Curitiba. Não deixem Lisa sozinha.
- Tudo bem... Tranquilize, eu cuido de tudo por aqui.
Jairo retorna ao consultório e arrasado ampara Lisa. Como todos na clínica, sabia do envolvimento de Luiza e Lisa e aceitava com naturalidade o amor de ambas. ‘ Por que meu Deus? Porque fez isso com Luiza? Porque fez isso com Lisa?’
Balança a cabeça inconformado. ‘Porque a vida tinha que ser tão injusta?’

‘Finalmente em casa’
Joyce sai do carro e verifica a caixa de correio. Pega as cartas e caminha em direção a porta verificando as mesmas. Para ligeiramente ao segurar um envelope pardo. ‘Lisa...’. Vira a carta e olha o destinatário. Mariana. Nota então outro envelope parecido e o pega. Este era para si. Abre-o e arregala os olhos ao ver o Cartão Postal. ‘ Uau! Índia!’ Vira o mesmo e lê a pequena dedicatória.

Jô, a Índia é simplesmente maravilhosa com seu passado esplendoroso e seu povo hospitaleiro. Jamais vi um país tão místico.
Dê beijos a todos.
Com carinho Lisa.

Com um suave sorriso entra em casa e vê Carlos e os meninos assistindo televisão.
- Boa noite galera.
- Boa noite mãe. - Rick e Luiz nem tiram os olhos do aparelho.
Carlos abaixa os óculos e sorri educado para ela.
- Boa noite Jô. Tranquilo o dia?
- Até que foi Carlos. Ainda bem. Quero distancia de problemas. Bom vou por uma roupa mais confortável. – Sorri e sobe a escada. No caminho olha novamente o pequeno Cartão Postal. ‘ Até quando Lisa continuará sua fuga pelo mundo?’ Suspira um tanto triste e toca levemente o coração. ‘Lisa... ’
Entra no quarto de Mariana e deposita suas correspondências na cômoda. Distraidamente olha o quarto da filha. Um ambiente moderno com cores fortes. Passa as mãos no cabelo e sai do quarto, com os pensamentos agora voltados para a filha. Desde que esta soubera da tragédia que se abatera sobre a vida de Lisa mudara radicalmente seu modo de ser. O ar adolescente sumira de seu rosto, dando espaço a uma expressão mais compenetrada e séria. Terminara o namoro e passara a se dedicar com afinco aos estudos. Iniciara um curso web designer e logo conseguira estágio em uma empresa bem conceituada no mercado. Logo fora contratada por sua dedicação e envolvimento com o trabalho. Atualmente fazia Faculdade de Engenharia da Computação. Um motivo de grande orgulho para Carlos e Joyce. E também de grande preocupação. Mariana que completara 18 anos a alguns meses, nunca mais trouxera nenhum pretendente em casa. Os padrinhos Marcos e Paula às vezes brincavam dizendo que era porque ela havia puxado o gênio de Joyce. Mas o motivo real somente Mariana o podia dizer. E isso ela jamais diria.
Era como se a morte de Luiza a tivesse afetado tanto quando a Lisa.
- Mariana... filha... - sussurra Joyce baixinho.
- Joyce? Tudo bem?
Jô é interrompida de seus pensamentos por Carlos.
- Está sim Carlos. Por quê?
- Está muito séria só isso. – Carlos a abraça carinhoso.
Joyce retribui o abraço com afeto. A relação dos dois já há alguns meses melhorara bastante. Tudo caíra numa rotina cômoda, agradável e conveniente a ambos.
- Jô, estou pensando em levar os meninos para comer um sanduíche. Vem conosco?
- Hum Carlos – Joyce torce o rosto. – se não se importa prefiro ficar em casa e tomar um bom banho. Não fica chateado?
- Não, eu calculei mesmo que não ia querer ir. Deixe-me ir então. Até mais tarde.
- Até Carlos.
Jô ao ouvir o som da porta de entrada abrir e depois fechar, imediatamente pega o telefone e disca um numero.
- Alo?
- Juliana? É Joyce.
- Ei querida! Tudo bem?
- Está sim. Olha, amanhã consegui a tarde livre. Acha que pode se encontrar comigo?
- Hum... acho que sim. Vou ver se consigo uma folga. Te ligo confirmando ok.
- Ok... está tudo bem?
- Está sim Jô. Márcia andou tendo as velhas crises de ciúmes, mas agora já está tudo bem.
Joyce franze a testa preocupada.
- Acha que ela desconfia de alguma coisa?
- Acho não querida, tenho certeza. Mas desde o inicio ela aceitou termos um relacionamento aberto. Está comigo totalmente ciente disso. Não vou mudar. E você tudo bem?
- Ótimo. Carlos saiu com os meninos e a casa está um sossego. Vou aproveitar para tomar um banho bem demorado.
- Hum... pena não poder estar com você. Ia adorar te dar este banho.
- Sei senhorita Juliana! Ate parece que seria só um banho. Bom deixe-me ir. Beijos querida.
- Beijos Jô.

Mariana suspira e solta os objetos sobre a cama. O dia fora exaustivo. ‘Preguiça de ir a Faculdade’. Caminha em direção a cômoda e vê a correspondência. Pega-as sem grande interesse até ver o envelope pardo com a letra familiar.
- Lisa!
Senta-se na cama e abre o envelope ansiosa. Era da Índia. O cartão postal mostra uma
linda imagem do Taj Mahal.

Nota da autora:
O Taj Mahal, uma das construções mais perfeitas da Terra, é um memorial eterno projetado por um líder indiano em homenagem a seu amor perdido. Essa pérola da arquitetura concebida em mármore foi descrita pelo poeta Rabindranath Tagore como "uma lágrima no rosto da eternidade" e, por isso mesmo, é impossível ser traduzida apenas em palavras.

Abre a carta e a lê com um sorriso nos lábios. Lisa descrevia em tom inebriante as cidades pelo qual passara e as pessoas que conhecera.

Mari é tão linda a forma de pensar indiana. Suas crenças, sua diversidade, tudo é fascinante.
Sabe o que mais me fascinou?
A flor de lótus. Pois é feiticeira, para os indianos esta flor, devido ao fato de crescer na água pantanosa e não ser afetada por ela representa que devemos ficar acima do mundo material apesar de viver nele. E suas centenas de pétalas representam a cultura da "unidade na diversidade” Ela é o símbolo da expansão espiritual, do sagrado, do puro. Na minha humilde visão ela simboliza o amor universal... tão verdadeiro quanto eterno. Não é lindo?
Mas o mais perfeito na Índia é sua filosofia. Para os indianos a vida é um eterno retorno, que gravita em ciclos concêntricos terminando no seu centro, coisa que os iluminados atingem. Os percalços do caminho não são motivo de raiva , assim como os erros não são uma questão de pecado , mas sim uma questão de imaturidade da alma.
Ah Mari!! Eu poderia te contar muito mais coisas (principalmente porque sei que é espírita e crê em reencarnação e vidas passadas), mas acredito ser melhor termos esta conversa pessoalmente.
Beijos cheios de saudade.
Com amor
Lisa
 
O fim da carta deixa Mariana comovida. Leva esta aos lábios, beija-a e a coloca sobre o coração. Sentira nas palavras de Lisa um sentimento diferente... de alegria... de tranqüilidade e aceitação. ‘ Deus tomara que eu esteja certa’.

Lisa caminha entre as árvores respirando o ar puro e fresco da tarde fria. Ao avistar a lápide que buscava prende a respiração e se aproxima. Devagar se ajoelha e passa a mão sobre o nome impresso. ‘Lu... ’ Lágrimas silenciosas caem de seus olhos.
Ergue o olhar para o céu e observa o suave entardecer. Já se passara mais de um ano que sua amada partira. Um ano de fugas e descobertas.
Presa ao sofrimento de perder Luiza vendera todos os bens conquistados, pegara suas economias e partira para uma viagem sem destino. Tudo que queria era esquecer, fugir, sufocar a angustia de seu peito. Deus para ela não mais existia. Mas os meses passavam lentos e sua dor não diminuía.
É quando em Portugal, conhece um casal idoso que mora na Índia e cuja mulher era brasileira. A amizade surge fácil e logo eles lhe falam sobre a vida, a morte, o amor e o perdão. Lisa bebe as palavras que caiam como bálsamos em suas feridas. Não percebe que aos poucos a oração volta a seus lábios e o coração, antes fechado em sua dor, se acalenta com a certeza que Luiza estava bem.
Após dias de convivência, o casal se despede da jovem solitária, não sem antes deixar o endereço para que ela os visite e passe uns dias na Índia. Lisa então continua sua viagem pela Europa. Vagarosamente começa a perceber a beleza da natureza e a historicidade dos povos por onde passa. O belo se faz presente e logo ela começa a mandar cartões postais às pessoas amadas. Aos poucos, talvez por ainda sentir dentro de si o carinho sempre sincero de Mari e sua natural curiosidade sobre tudo e todos, começa a descrever nas cartas direcionadas a ela, suas impressões e opiniões diversas. Manda também pequenas mensagens a Joyce numa clara demonstração que o passado ficara para trás.
Quando enfim decide conhecer a Índia, busca novamente o calor do casal amigo que, com grande alegria, a recebe em seu lar. São meses de aprendizado e cura de sua alma.
Inicialmente constrangida por abusar da hospitalidade dos novos amigos, logo Lisa se adapta a nova cultura e ambiente familiar. Os jovens eram festivos e alegres e logo a incluem em todas as festividades locais. Suavemente o sorriso volta aos lábios de Lisa e uma paz toma conta de todo seu ser.
Estava pronta para voltar para casa.·.
Lisa volta novamente o olhar ao túmulo onde estava enterrada sua amada.
- Lu... amor. Desculpe a demora em vir vê-la. – Novamente alisa a fria pedra de mármore. – Você, mais do que ninguém sabe que não lido bem com a dor. – Suspira tristemente – Sabe... desde que você partiu eu me vi sem chão, numa completa escuridão. A vida para mim perdeu todo o sentido, nada mais me interessava. Tudo que queria era seus braços em volta de mim... seus beijos, seus carinhos. Então parti. Parti para longe de tudo. Longe de você, amigos, família... tudo! - Suspira mais uma vez - O que eu não percebi amor, é que aonde eu ia, levava você comigo. Mas não levava o seu melhor. Levava somente a dor de sua perda, a tristeza de não tê-la mais a meu lado. Como fui burra!!! – Ri baixinho – Posso ouvi-la dizer isso Lu! Mas entenda amor! Doeu demais te perder. – Balança a cabeça desalentada - E foi com toda essa dor no peito que conheci pessoas amigas que me ajudaram a lembrar de nós. Nós Luiza! Nossa união, nossas alegrias, nossas conquistas... nosso amor. E então eu vi você amada. Em todos os cantos que olhava dentro de mim você sorria e dizia que me amava. Ah Lu... me desculpe... desculpe esquecer nosso amor. – Desliza suavemente a mão pela lápide até colocá-la sobre o colo.
- Eu te amo! Para todo o sempre vou te amar. Obrigada amada... obrigada por me ensinar que o amor existe... obrigada por ter trazido ele de volta a minha vida. Prometo nunca mais esquecer disso. Obrigada por cada dia de alegria que tivemos, por cada sorriso, por cada palavra. Obrigada por nós. Por não ter desistido de mim... por ter feito e fazer parte de minha vida.
Devagar Lisa se ergue do chão. Uma suave brisa se faz presente. É como se Luiza suavemente lhe tocasse o rosto. Um sorriso delineia os lábios perfeitos de Lisa.
Nunca o AMOR se fizera tão presente em sua vida.
- A sim, Lu... amor... eu lhe trouxe um presente.
Suavemente põe os dedos nos lábios e toca com carinho o nome da amada.
Vira-se e caminha em direção a saída. 


... Uma linda Flor de Lótus jazia perfumada sobre a lápide.

Because You Loved Me (com tradução)

For all those times you stood by me
For all the truth that you made me see
For all the joy you brought to my life
For all the wrong that you made right
For every dream you made come true
For all the love I found in you
I'll be forever thankful baby
You're the one who held me up
Never let me fall
You're the one who saw me through it all

You were my strength when I was weak
You were my voice when I couldn't speak
You were my eyes when I couldn't see
You saw the best there was in me
Lifted me up when I couldn't reach
You gave me faith 'coz you believed
I'm everything I am
Because you loved me

You gave me wings and made me fly
You touched my hand I could touch the sky
I lost my faith, you gave it back to me
You said no star was out of reach
You stood by me and I stood tall
I had your love I had it all
I'm grateful for each day you gave me
Maybe I don't know that much
But I know this much is true
I was blessed because I was loved by you

You were my strength when I was weak
You were my voice when I couldn't speak
You were my eyes when I couldn't see
You saw the best there was in me
Lifted me up when I couldn't reach
You gave me faith cause you believed
I'm everything I am
Because you loved me

You were always there for me
The tender wind that carried me
A light in the dark shining your love into my life
You've been my inspiration
Through the lies you were the truth
My world is a better place because of you

You were my strength when I was weak
You were my voice when I couldn't speak
You were my eyes when I couldn't see
You saw the best there was in me
Lifted me up when I couldn't reach
You gave me faith 'coz you believed
I'm everything I am
Because you loved me

Tradução
Por que você me amou.


Por todas as vezes que você me apoiou
Por todas as verdades que você me fez ver
Por toda alegria que você trouxe para minha vida
Por todos os erros que você fez certo
Por todos os sonhos que você fez tornarem-se reais
Por todo amor que encontrei em você
Eu serei eternamente grata, baby
Você foi a única que me ajudou a me levantar
Nunca me deixou cair
Você foi a única que me viu através de tudo isto

Você foi a minha força quando estava fraca
Você foi minha voz quando não podia falar
Você foi meus olhos quando não podia ver
Você viu o melhor que estava em mim
Me levantou quando não podia alcançar
Você me deu fé porque você acreditou
Eu sou tudo que sou porque você me amou

Você me deu asas e me fez voar
Você tocou minha mão, eu toquei o céu
Eu perdi minha fé, você me trouxe ela de volta
Você disse que nenhuma estrela estava fora de alcance
Você ficou do meu lado, e eu suportei
Eu tenho seu amor, eu tenho tudo
Eu sou grata por esses dias que você me deu
Talvez eu não saiba muito disso
Mas eu sei que este muito é verdade
Eu fui abençoada porque eu fui amada por você

Você foi a minha força quando estava fraca
Você foi minha voz quando não podia falar
Você foi meus olhos quando não podia ver
Você viu o melhor que estava em mim
Levantou-me quando não podia alcançar
Você me deu fé porque você acreditou
Eu sou tudo que sou porque você me amou

Você esteve sempre aqui por mim
O vento gentil que me carregava
Uma luz no escuro brilhando seu amor na minha vida
Você tem sido minha inspiração
Através das mentiras, você foi a verdade
Meu mundo é o melhor por sua causa

Você foi a minha força quando estava fraca
Você foi minha voz quando não podia falar
Você foi meus olhos quando não podia ver
Você viu o melhor que estava em mim
Me levantou quando não podia alcançar
Você me deu fé porque você acreditou
Eu sou tudo que sou porque você me amou

http://www.youtube.com/watch?v=xvqCr0L2r7c

FIM


11 comentários:

  1. Otimo capitulo!!!

    Parabensss Mistery =D

    quero maisss... ansiosa pra ver Lisa i mari juntas esta cada vez mais proximo =D

    bjaumm

    Tay CMS xD

    ResponderExcluir
  2. Poxa, a morte da Luiza mexeu muito comigo.
    A cada capitulo fico, mas apaixonada pela historia.
    A Lisa aprendeu que o amor verdadeiro nunca morre dentro do nosso coração mesmo depois da morte.
    Mistery, vc esta de parabéns mais uma ver. Os dois últimos capítulos mexeram comigo, estou triste pela morte de Luiza, mais infelizmente isso teve que acontecer para a Lisa ficar com a Mari.
    E lendo a parte do capitulo que Lisa esta na lápide de Luiza junto com a musica senti a mesma dor que Lida sentiu e sente com a perda da Luiza.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. OOOOOOOiii
    adorei o capitulo, bem light...
    sem fortes emoções para as leitoras kkk
    ah!!!fiquei tão emocionada com o ultimo capitulo que até esqci de comentar
    que adorei a forma sutil que está colocando o espiritismo no teu conto, e da maneira clara e correta que transmitisse o desencarne de Luiza!!!
    Sou espirita e to adorando essa parte, mto booom!!!!!

    Parabéns Mistery!!!
    conto nota 10000000000000000! =)

    bjokitaax

    ResponderExcluir
  4. Parabens, amando o conto... e a musica foi pra terminar de fazer chorar neh?!
    rs

    Bjaooo

    ResponderExcluir
  5. Adorei. Bem leve...
    Mas ainda deixa o coração na mão.

    Aguardo a continuação ansiosamente.

    ResponderExcluir
  6. eiii...
    vc sumiu =/..
    buabuabua...
    cade vc q num posta mais??..
    ta dando aflição já..='[..
    bjs..
    nao demora vai...

    ResponderExcluir
  7. Noticias?! Espero q esteja tudo bem... bjs.

    ResponderExcluir
  8. sao seis hrs da manha,nao to aguentado de tanto sono,comecei a ler as tres da tarde..ameii!!!nao demora por favor

    ResponderExcluir
  9. Quando vc vai terminar essa maravilhosa história?

    Volta a escrever logo, estamos anciosas!!!

    ResponderExcluir
  10. minha nossa! chorei horrores aqui!

    ResponderExcluir